LEITURA DE LINGUAGEM CORPORAL AJUDA NO TRABALHO
Se você já ouviu que o "corpo fala", mas não acreditou, pense de novo. A expressão corporal é estudada há anos e pode ser aprendida em curso. "Só de observar uma pessoa andar é possível descobrir muito sobre ela", diz o especialista no assunto, Ronaldo Cavalli. Segundo ele, aprender a arte da observar os movimentos pode trazer muitos benefícios para gestores.
Em seus cursos, ele ensina como detectar mentiras, preceber desmotivação nos funcionários e como gesticular do jeito certo para passar uma imagem de confiança e autoridade através da linguagem corporal. "Os políticos são os especialistas no assunto e se preparam com profissionais para passar a imagem ideal de líder", afirma Cavalli. O especialista conta que até a presidenta Dilma contou com ajuda durante a campanha para passar uma imagem de mais acessível. "Quando ela falava, levantava muito o queixo. Isso dava uma impressão de soberba. Mas ela foi bem assessorada e corrigiu o movimento", explica.
Além de executivos e políticos, o conhecimento da técnica pode ajudar também os candidatos na hora e conseguir um emprego.
"É importante saber como se portar para passar a melhor imagem para o recrutador." Para ele, a expressão corporal chega a ser mais importante que a fala, pois entra no campo do inconsciente da comunicação. "As pessoas que têm conteúdo muitas vezes se esquecem que a forma de se apresentar conta muito. É importante ser e parecer preprarado para a vaga desejada."
NEUROLINGUÍSTICA PARA OBTER EMPATIA
Criada na década de 1970 por um analista de sistemas e um linguista, a PNL-como é conhecida a programação neurolinguística - é outra arma que pode ser usada por gestores e empregados. A técnica defende que existem padrões na linguagem e no comportamento das pessoas. Estudando o assunto, seria possível usar pequenos "truques" para gerar mais empatia. "O básico seria interagir de forma semelhante ao interlocutor e descobrir como ele quer ser tratado", afirma o consultor Ricardo Ventura.
Para ele, quanto melhor for a conexão gerada, mais abertura e intimidade com o outro. "São coisa simples como falar na velocidade, entonação e empolgação do outro", explica Ventura. Com a PNL seria possível analisar rapidamente uma pessoa e suas particulairdades verbais e corporais. Depois é estabelecer uma forma de agir que agrade.
(O ESTADO DE SÃO PAULO. domingo, 8 de maio de 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário